As pesquisas elaboradas pelo Senac procuram conhecer melhor os diferentes públicos da Instituição e o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo como um todo. As informações obtidas nesses estudos ajudam o Senac a aprimorar, ampliar e direcionar suas ações na educação profissional.

Confira algumas de nossas pesquisas.


  • Avaliação Nacional da Qualidade Percebida dos Cursos

    A Avaliação Nacional da Qualidade Percebida dos Cursos Senac é realizada anualmente e contempla todas as ofertas educacionais da Instituição. O estudo referente a 2013 entrevistou 8.901 alunos de todo o Brasil. O índice nacional de qualidade percebida chegou a 90,33. 

    Os cursos oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) alcançaram o maior percentual entre as ofertas educacionais mensuradas: índices de satisfação de 91,51 e 91,13, respectivamente.

    A pesquisa de 2013 está em finalização. Confira na íntegra o estudo referente a 2012.

  • Atendimento às Demandas Atual e Futura

    Realizadas a cada dois e quatro anos respectivamente, as pesquisas Atendimento à Demanda Atual e Atendimento à Demanda Futura buscam apontar as necessidades atuais e tendências de qualificação no mercado de trabalho e sua relação com as ações educacionais desenvolvidas pelo Senac, verificando, desta forma, se o portfólio da Instituição adere-se aos dados extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. 

    Ambos os estudos foram realizados em 2013 e estão em fase de finalização.

    Confira as últimas pesquisas publicadas: Atendimento à Demanda Atual 2010-2011 e Atendimento à Demanda Futura 2009.

  • Programa Senac de Gratuidade - Egressos

    A pesquisa Programa Senac de Gratuidade (PSG) - Egressos 2011 teve por objetivo mapear o perfil dos ex-alunos do PSG, especialmente no que se refere ao seu destino profissional, bem como obter a avaliação do desempenho profissional dos egressos trabalhadores pelo empregador.

    Nesta edição, realizada com 3.180 alunos concluintes de 2011, observa-se que 74% dos egressos conseguiram emprego durante ou após o curso realizado no Senac. Outro resultado importante foi a avaliação positiva dos empregadores com relação à atuação profissional desses alunos – com índice de qualidade percebida de 85,52 (considerado de bom a ótimo).

    Leia a pesquisa na íntegra

  • Laboratórios: função pedagógica e perspectivas atuais

    A pesquisa Laboratórios: função pedagógica e perspectivas atuais, realizada em 2008, avaliou a organização e o papel pedagógico desempenhado pelos laboratórios de Saúde do Senac. O estudo contribuiu para adequar ainda mais esses ambientes aos moldes propostos no projeto pedagógico da Instituição. 

    Confira a pesquisa na íntegra.

 
 
 
 
 seguidores