As ondas do rádio – veículo importante para a oferta educacional do Senac desde a década de 1940 - foram as fontes inspiradoras para a criação do Programa Sintonia Sesc-Senac. Desenvolvido a partir do projeto de Educação Aberta via Rádio, o Sintonia Sesc-Senac foi criado em 2002 e, há mais de uma década, segue repercutindo por todo o território nacional. São cerca de mil emissoras educativas, comunitárias e comerciais que veiculam gratuitamente programas sobre educação, trabalho, meio ambiente, saúde, cultura, esporte e lazer, alcançando aproximadamente cinco milhões de ouvintes.

Desenvolvido em parceria pelos Departamentos Nacionais do Senac e do Sesc, o programa combina informações, rádio, teatro e música, incentivando a cidadania por meio de ações interativas socioeducacionais, de forma descontraída e bem-humorada.

Mensalmente, são distribuídos a emissoras de todo o Brasil* seis programas de sete minutos e um de 14, divididos em dois blocos; três dicas de serviços; e o Minuto Poético. Além disso, há também o espaço de apoio destinado aos comunicadores da rede, onde eles podem emitir opiniões sobre diversos assuntos, sobre a sua emissora e sua cidade.

Para participar da Rede Sintonia Sesc-Senac, entre em contato com o Senac no seu estado ou envie e-mail para sintoniasesc@senac.br.  

Programas Sintonia Sesc-Senac

Bem pensado - Entrevistas e depoimentos de pessoas envolvidas em ações para o desenvolvimento local, com propostas inovadoras, de caráter coletivo.

Família Ramos - Em formato de radioteatro, o programa é formado por cinco personagens centrais – Augusto (pai), Célia (mãe), Letícia (filha), Rafael (filho) e Flávia (nora) – característicos de quem vive na periferia da cidade grande. Trata de assuntos ligados à saúde, direitos do cidadão, meio ambiente e comportamento. É sempre acompanhado de matéria jornalística sobre o mesmo tema.

Paixão do Ofício – O programa tem duas vertentes relacionadas ao mundo do trabalho:

• entrevistas sobre profissões – os entrevistados contam sobre as escolhas, formação necessária, o prazer em exercer o ofício e as características da atividade;
• experiências com trabalhos associativos e cooperativados, com ênfase na gestão e na possibilidade de geração coletiva de renda.

Papo de Livro - Entrevistas sobre autores e obras da literatura brasileira e de outros países de língua portuguesa, como forma de incentivo ao conhecimento e à leitura.

Sabores do Brasil - Abordagem de temas relacionados à culinária brasileira como parte importante da cultura nacional. A história dos pratos e o caminho que fizeram até chegarem ao país expõem a "miscigenação" dos sabores das culturas que formam as diversas tendências da mesa brasileira.

Sintonia Geral - Assuntos de cunho social, atuais e de interesse geral, que não são tratados pela grande mídia. Os temas são apresentados por meio de entrevistas com especialistas e depoimentos do público.

Som da Terra - Uma viagem sonora com talentos e tradições musicais de todas as regiões brasileiras, com o objetivo de divulgar diferentes artistas e sons do Brasil ainda pouco conhecidos.

Com a Palavra, o Radialista - Participação dos radialistas da rede de emissoras Sintonia Sesc-Senac, com depoimentos sobre o papel educativo do rádio, programação das emissoras, relacionamento com os ouvintes, opiniões sobre temas diversos e aspectos característicos da sua localidade.
 

Os spots de Serviço

Fique por Dentro - Radiojornalismo de serviço com temas ligados a meio ambiente, cidadania, saúde e alimentação. O programa inclui ainda o "Minuto Poético", em que poetas apresentam seus poemas. A duração média dos spots é de 2 minutos.

 

*No momento, a distribuição está interrompida


 
 
 
 
 seguidores