Para formar e capacitar profissionais competentes para o mercado de trabalho, e atualizar quem já está nele, o Senac oferece uma ampla programação de cursos e atividades em dez áreas de conhecimento, organizadas como Eixos Tecnológicos.


  • Ambiente e Saúde

    Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, a preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde.

    Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.

    Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo.

    Alguns cursos do eixo Ambiente e Saúde: 

    Cuidador de Idoso

    Técnico em Saúde Bucal 

    Cabeleireiro 

    Técnico em Meio Ambiente 

    Bacharelado em Enfermagem 

    Tecnologia em Estética e Cosmética

  • Segurança

    Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados a prevenção, preservação e proteção de seres vivos, recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente.

    O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública e privada, defesa social e civil, e segurança do trabalho. Envolve a atuação em espaços públicos e privados.

    Abrange, transversalmente, a legislação nacional e internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade da pessoa. A atuação nas carreiras públicas fica condicionada ao atendimento das normas específicas, notadamente do concurso público.

    Alguns cursos do eixo Segurança: 

    Bombeiro Civil

    Técnico em Segurança do Trabalho

    Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

  • Desenvolvimento Educacional e Social

    Compreende atividades relacionadas a planejamento, execução, controle e avaliação da gestão pedagógica, nos diferentes espaços das instituições de ensino, bem como as voltadas para o apoio social.

    Seu foco principal é o desenvolvimento de ações de aperfeiçoamento docente e de estratégias de ensino que ampliem o acesso aos processos educativos, com vistas à inclusão social. A responsabilidade e o respeito à diversidade sociocultural orientam as ações desenvolvidas no eixo.

    Alguns cursos do eixo Desenvolvimento Educacional e Social: 

    Agente de Alimentação Escolar

    Auxiliar de Biblioteca

    Técnico em Secretaria Escolar

    Língua Brasileira de Sinais

    Pós-graduação em Design Instrucional

    Pós-graduação em Docência no Ensino Superior

  • Gestão e Negócios

    Compreende tecnologias associadas a instrumentos, técnicas e estratégias utilizados na busca de qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

    Abrange, ainda, ações de planejamento, organização, operação, controle, avaliação, gerenciamento de processos e pessoas referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação, considerando os mercados interno e externo.

    O eixo caracteriza-se por tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.

    Alguns cursos do eixo Gestão e Negócios:

    Aprendizagem em Vendas

    Técnico em Comércio Exterior

    Agente de Inspeção de Qualidade

    Abertura e Legalização de Empresas

    Marketing e E-commerce

    MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

    Compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação.

    Abrange, ainda, os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes aos segmentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

    As atividades desenvolvidas no eixo referem-se a relações sociais, turismo, eventos, gastronomia e lazer, integrados ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais. São elementos comuns ao eixo a pesquisa, a disseminação e a consolidação de cultura, ética, relações interpessoais, domínio de línguas estrangeiras, prospecção mercadológica, marketing e coordenação de equipes.

    Alguns cursos do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer:

    Cozinheiro

    Técnico em Guia de Turismo

    Camareira em Meios de Hospedagem

    Monitor de Recreação

    Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos

    Bacharelado em Hotelaria

  • Informação e Comunicação

    Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e ao processamento de dados e informações.

    Abrange, ainda, ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas a informática e telecomunicações.

    Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, principalmente, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de forma comum, as características do eixo.

    O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em suas especificidades.

    Alguns cursos do eixo Informação e Comunicação:

    Desenvolvedor de Games

    Técnico em Redes de Computadores

    Programador de Dispositivos Móveis

    Técnico em Computação Gráfica

    Gerenciamento das Tecnologias da Informação

    Tecnologia em Segurança da Informação

  • Infraestrutura

    Compreende o gerenciamento e a operacionalização de tecnologias relacionadas à prestação de serviços, no contexto da infraestrutura, com foco em asseio, segurança, transporte, manutenção de edificações e postos de combustíveis.

    Abrange, ainda, ações e saberes direcionados a limpeza e conservação de ambientes internos e externos, comerciais e residenciais, segurança pessoal e patrimonial, movimentação de pessoas e cargas, instalações e reparos prediais e operacionalização de máquinas e equipamentos.

    Utiliza metodologias de aplicação de cálculos, interpretação de projetos, aplicação de normas técnicas e legislações pertinentes por meio de vivências que possibilitem o desenvolvimento integral do indivíduo e a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

    O eixo apresenta como característica a constante capacitação e atualização, fundamentada na prestação de serviços, gestão da qualidade, ética e segurança.

    Alguns cursos do eixo Infraestrutura:

    Agente de Limpeza e Conservação

    Porteiro e Vigia

    Técnico em Portos

    Trabalhador Doméstico

    Técnico em Geoprocessamento

  • Produção Cultural e Design

    Compreende tecnologias relacionadas a representações, linguagens, códigos, projetos de produtos e de serviços, mobilizadas de forma articulada com diferentes propostas comunicativas aplicadas.

    Abrange, ainda, atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, podendo configurar-se em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade, entretenimento e nos projetos de espaços e produtos artesanais e industriais.

    Tais atividades exigem criatividade e inovação com base em critérios socioéticos, culturais e ambientais, otimizando os aspectos estético, formal, semântico e funcional, e adequando-os aos conceitos de expressão, informação e comunicação, em sintonia com as atualizações do mercado e com as necessidades do usuário.

    Alguns cursos do eixo Produção Cultural e Design:

    Fotógrafo

    Técnico em Comunicação Visual

    Webdesigner

    Técnico em Design de Interiores

    Bacharelado em Design de Moda

    Especialização em Artes Visuais

  • Recursos Naturais

    Compreende tecnologias relacionadas a produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

    Abrange também ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referentes aos recursos naturais, incluindo tecnologias de máquinas e implementos, estruturadas e aplicadas de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e à sustentabilidade econômica, ambiental e social.

    Alguns cursos do eixo Recursos Naturais:

    Técnico em Florestas

    Técnico em Agronegócios

  • Produção Alimentícia

    Compreende atividades relativas ao beneficiamento e à industrialização de alimentos e bebidas.

    Contempla ainda ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além da aplicação das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos próprios da indústria de alimentos.

    Inclui atividades de aquisição e otimização de máquinas e implementos, assim como análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização, e de participação do desenvolvimento de soluções tecnológicas referentes a produtos de origem vegetal e animal.

    Alguns cursos do eixo Produção Alimentícia:

    Açougueiro

    Confeiteiro

    Técnico em Alimentos

 
 
 
 
 seguidores