29/04/2010

Parceria Senac/RN e Governo no Prodetur em nova etapa

Em solenidade reunindo empresários do segmento do turismo, prefeitos das cidades integrantes do Polo Costa das Dunas e integrantes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, foi lançado, no dia 19/4, no Hotel–Escola Senac Barreira Roxa, em Natal, o Programa de Qualificação Profissional para o setor turísticos nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Desenvolvido pelo Senac, com recursos dos Governos Federal e Estadual, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), o Programa tem como objetivo desenvolver ações de formação inicial e continuada dos trabalhadores e da população residente nos municípios que compõem o Polo Costa das Dunas, com vistas à elevação do nível de eficiência na prestação dos serviços turísticos, proporcionando à população local possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, a qualificação é o caminho para mais rápido para o desenvolvimento. Queiroz ressaltou que a excelência já comprovada dos cursos oferecidos pelo Senac/RN apresenta a perspectiva de que o estado terá profissionais de altíssimo nível na área do turismo.

“O Rio Grande do Norte sai na frente na preparação de sua mão-de-obra, com vistas à Copa 2014. Nenhum outro estado, dos que vão sediar os jogos, começou um programa tão extenso e completo nessa área”, afirmou o diretor regional do Senac/RN, Laumir Barrêto, em sua explicação sobre o Programa. Serão oferecidas 7.662 vagas, sendo 5.894 em Natal, 1.378 em Parnamirim e 390 em São Gonçalo do Amarante. O Programa já vem sendo desenvolvido com sucesso, nos municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros.

Os cursos serão divididos em Capacitação, que terá turmas de Garçom Básico, Barman, Camareira, Administração Hoteleira, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Cozinheiro Básico, Recreador, Auxiliar de Turismo Pontual, Confeiteiro, Vendedor e Agente de Turismo Receptivo; Aperfeiçoamento, compreendendo Qualidade no Atendimento, Relações Humanas, Empreendedorismo e Manipulação Segura de Alimentos; Programa Socioprofissional, composto de Idiomas (inglês, espanhol e italiano), Artesanato e Informática; e Programa Compensatório, que inclui Português. Todo o material didático será totalmente gratuito. Poderão inscrever-se profissionais que já atuam em atividades turísticas ou que tem interesse em ingressar nesse mercado, inclusive desempregados.

Em Natal, as inscrições serão realizadas no período de 22 a 30/4, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, e as aulas terão início em 10/05. Em Parnamirim e São Gonçalo, o período de inscrição será de 10 a 14/5, no mesmo horário, e as aulas começam no dia 24/5.

Mais informações pelo telefone 4005–1000.

 

 


© 2007 Senac br. Todos os direitos reservados.