15/04/2011

Cuidados com a saúde em Alagoas

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7/04), o Senac/AL promoveu, no dia 8, na Unidade Poço, em Maceió, uma série de atividades com a proposta de conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis de vida. Cada participante doou 1 kg de alimento não perecível.

Uma enorme fila de espera para atendimento foi formada no hall de entrada da Unidade, em frente ao Laboratório de Enfermagem, onde os alunos dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Nutrição e Dietética, sob a coordenação da equipe de instrutores da área de Saúde, realizavam os serviços de aferição de pressão arterial e avaliação do estado nutricional.

A assessora técnica de Saúde do Senac/AL, Eliene Sarafim, ressaltou o significado da ação como um alerta para que a população esteja mais atenta à saúde: “É uma medida preventiva, já que, a partir da aferição da pressão arterial e da avaliação do índice de massa corporal, nossa equipe orienta sobre a adoção de hábitos mais saudáveis, a fim de evitar problemas futuros”.

Entre as pessoas atendidas estava o estudante Jadson da Silva, de 16 anos. O resultado da avaliação nutricional dele foi obesidade juvenil, classificação já prevista pelo jovem, que é sedentário e amante de comidas gordurosas. A nutricionista e instrutora do Senac/AL, Silvia Dias, comentou a elevada frequência de casos como esse e seus futuros riscos: “É um sinal de alerta, já que, sem orientação e mudança de hábitos alimentares, esses adolescentes são fortes candidatos a hipertensão e diabetes”.

Para Jéssica Marques, de 18 anos, aluna do curso Técnico em Enfermagem pelo Programa Senac de Gratuidade, iniciativas como essas contribuem muito para a formação de um profissional: “Me sinto útil em atender e orientar essas pessoas, contribuindo para o bem-estar delas. Sou muito grata ao Senac por essa oportunidade. Não vejo a hora de começar a atuar como profissional e ingressar em outros cursos aqui nessa escola”.

As atividades seguiram durante o decorrer do dia com palestras como: Fome, obesidade, desperdício – não alimente este problema, ministrada pela mestre em Nutrição Anastácia Cavalcante Metri; Diabetes Mellitus e hipertensão arterial – fatores de risco, com a especialista em Saúde Pública e Enfermagem do Trabalho Célia Ferreira Rezende; e Anemia ferropriva, com a biomédica especialista e Hematologia Renata Almeida.

Acesse o site do Senac em Alagoas

 

 


© 2007 Senac br. Todos os direitos reservados.