27/10/2011

Toledo ganha nova escola

Para atender às demandas educacionais do município de Toledo, o Senac Paraná inaugura, no dia 4 de novembro, um Centro de Educação Profissional (CEP) na região. A nova escola, localizada na Rua Guaíra, 3.332, possui capacidade para atender diariamente a 1.200 alunos. A grande novidade do CEP é o minimercado-escola, o primeiro do gênero no estado, composto por padaria, açougue e área de vendas, com gôndolas, expositores refrigerados e check outs.

O prédio é dividido em dois pavimentos. O projeto prevê que no térreo funcione a área administrativa e os ambientes com maior circulação de pessoas, tais como salas de cabeleireiro e manicure, cozinha pedagógica, lanchonete-escola, área de convivência e auditório para 120 pessoas.

Já no pavimento superior ficam os ambientes pedagógicos: biblioteca, seis salas de aula convencionais, dois laboratórios de informática, laboratório de enfermagem e sala para cursos de estética e depilação.

A escola funciona nos três turnos e oferece ensino profissionalizante nas modalidades de capacitação, aperfeiçoamento e cursos técnicos de nível médio. Com a nova estrutura, o Senac/PR também traz novidades em cursos, especialmente nas áreas de Beleza, Gastronomia e para o setor supermercadista.

O diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier, lembra que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Toledo é um dos maiores do estado. Em sua opinião, um município que ocupa o 9º lugar na lista que mede a qualidade de vida de sua população merece um CEP amplo e moderno: “Toledo tem o chamado ‘clima da produção’, ou seja, possui tecnologia, solo fértil, povo trabalhador, vontade de produzir. Não é à toa que movimentou, no último ano, R$ 1 bilhão no setor do agronegócio. Uma cidade com este perfil merecia ter um Senac à altura”.

De acordo com o presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana, a nova escola será um braço de preparação de mão de obra para o comércio e serviço de Toledo e arredores: “Esta obra vem somar-se às demais que a Fecomércio/PA está construindo pelo estado, com as quais devemos praticamente dobrar a capacidade de atendimento do Senac”.

No novo CEP, serão coordenadas ações de apoio direto aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo com os projetos Senac na Empresa, Programa Alimentos Seguros (PAS) e Aprendizagem. Este último permite às empresas cumprir com a legislação trabalhista e proporcionar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego. Também serão intensificados os cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com a ampliação de vagas gratuitas para a pessoas de renda baixa.

Acesse o site do Senac em Paraná

 

 


© 2007 Senac br. Todos os direitos reservados.