Em mais um trabalho voltado para a juventude, o Senac participa do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Educação Comunitária (ProJovem). O Programa foi implantado em 2005 pelo governo federal, sob a coordenação da Secretaria Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O público-alvo do Programa são jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. O ProJovem oferece aos participantes oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público.

Em 2006, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Senac participou da implantação do ProJovem. Coube ao Departamento Nacional do Senac o desenvolvimento e a publicação do material didático, formado de guia de estudo e manual do educador de seis arcos ocupacionais do programa (Administração, Alimentação, Saúde, Serviços Domésticos 1 e 2, e Serviços Pessoais).

O Senac também foi responsável pela capacitação de educadores e/ou multiplicadores para o desenvolvimento dos cursos nos seguintes estados: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O Senac vem realizando trabalhos no âmbito do ProJovem em diversos estados. Para conhecer mais sobre eles, visite os sites dos Departamentos Regionais.


© 2005 senac br. Todos os direitos reservados.